Processo Seletivo

Processo seletivo PPGRI

O PPGRI-UFSC abre anualmente um processo de seleção para candidatos ao curso de Mestrado em Relações Internacionais. O edital é publicado no site do PPGRI, geralmente no mês de agosto de cada ano, sem data fixa nem data pré-definida. As provas acontecem entre setembro e dezembro e as aulas iniciam geralmente em março do ano seguinte. Os interessados devem acompanhar o site do PPGRI para informações sobre o edital. A cada ano uma nova comissão de seleção é montada, composta por professores do PPGRI. Por isso, os editais modificam-se a cada ano e não há informações fixas. Apenas o edital anual será valido como fonte de informação sobre os detalhes do processo seletivo.

Podem candidatar-se ao Mestrado em Relações Internacionais brasileiros ou estrangeiros portadores de diploma de curso de graduação, em qualquer área. No caso de diplomas brasileiros, o diploma deve ser reconhecido pelo MEC. No caso de diplomas estrangeiros, a Comissão de Seleção analisará o diploma para fins de validade para o processo seletivo, caso o diploma ainda não tenha passado pelo processo de reconhecimento no Brasil. O PPGRI-UFSC não possui curso de Doutorado.

Os aprovados no processo seletivo não tem direito automático a bolsas de estudo. O PPGRI não possui bolsas de estudo para ofertar a todos os alunos. Os alunos bolsistas serão indicados posteriormente ao processo seletivo, geralmente em março de cada ano. Para mais informações, veja o item “Bolsas” nesse site.

É importante que os candidatos estejam seguros de que seus interesses de pesquisa aproximam-se dos temas de pesquisa dos docentes do PPGRI. Para mais informações sobre os docentes, veja os itens Corpo Docente e Projetos de Pesquisa nesse site. A indicação do orientador não é feita durante o processo seletivo, mas apenas durante o segundo semestre do curso.

O ingresso no mestrado em Relações Internacionais pressupõe, entre outros, o compromisso de cursar os créditos exigidos pelo PPGRI, em disciplinas obrigatórias e optativas, e também a elaboração de uma dissertação a partir de pesquisa própria, com defesa pública. O prazo para realizar o curso é 24 meses. Candidatos que não podem cumprir esses requisitos podem cursar disciplinas como alunos ouvintes ou alunos especiais, sem participar do processo seletivo e sem matrícula regular no PPGRI. Para mais informações, veja o item “Matrícula” neste site.

 

Informações Edital para ingresso em 2017

Informações sobre o processo seletivo para ingresso no PPGRI-UFSC 2017 nos editais abaixo. Inscrições entre 1 e 23 de setembro, na Secretaria do PPGRI ou por Sedex.

O ingresso no mestrado em Relações Internacionais pressupõe, entre outros, o compromisso de cursar os créditos exigidos pelo PPGRI, em disciplinas obrigatórias e optativas, e também a elaboração de uma dissertação a partir de pesquisa própria, com defesa pública. O prazo para realizar o curso é 24 meses. Candidatos que não podem cumprir esses requisitos podem cursar disciplinas como alunos ouvintes ou alunos especiais, sem participar do processo seletivo e sem matrícula regular no PPGRI.

EDITAL PROCESSO SELETIVO PPGRI 2017 – Regular

EDITAL PROCESSO SELETIVO PPGRI 2017 – Estrangeiros não residentes no Brasil

Nota da representação discente – Os mestrandos do PPGRI UFSC organizaram e disponibilizaram o material de leitura para a prova escrita no link https://drive.google.com/drive/mobile/folders/0ByePehVHjxEHN3BldFd6Qjc4ODA?usp=drive_web

Inscrições homologadas, não homologadas e locais de prova 2017

Resultado Etapa 1 – Candidatos aprovados na prova escrita e datas entrevistas

Resultados dos recursos ao resultado da primeira etapa:

Indeferidos: Haisa Vargas Echeli, Talita de Carvalho e Andressa Gonçalves Grechi

Deferido: Murilo da Silva de Medeiros

Resultado Etapa 2 e Resultado final

 

Informações Edital para ingresso em 2016

Em atendimento ao Edital 02/PPGRI/CSE/2015, a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina torna público o resultado final do processo de seleção dos candidatos ao Mestrado em Relações Internacionais, para ingresso em março de 2016.

PROCESSO SELETIVO PARA RESIDENTES NO BRASIL – RESULTADO FINAL_PPGRI 2016

PROCESSO SELETIVO PARA ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL –  RESULTADO FINAL_PPGRI 2016_CANDIDATOS ESTRANGEIROS

PROCESSO SELETIVO PARA RESIDENTES NO BRASIL

Em atendimento ao Edital 02/PPGRI/CSE/2015, a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina torna público o resultado de cada etapa do processo de seleção dos candidatos ao Mestrado em Relações Internacionais, para ingresso em março de 2016.

RESULTADO ETAPA 2 – PPGRI – 2016

RESULTADO ETAPA 1_PPGRI 2016

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES 2016

EDITAL PROCESSO SELETIVO PPGRI 2016

REQUERIMENTO-DE-INSCRICAO-2016

As referências bibliográficas estão disponíveis para fotocópia na copiadora do Centro Sócio Econômico (CSE)/UFSC e no Dropbox, através do link  https://www.dropbox.com/sh/4vo9ci045kjj2dv/AADHulqN2QlW7rrWPfnthcIWa?dl=0

 

PROCESSO SELETIVO PARA ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL – 2016

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção dos candidatos estrangeiros ao Mestrado em Relações Internacionais, para ingresso em março de 2016. As inscrições serão realizadas até o dia 30 de outubro e 2015 Os candidatos estrangeiros não residentes no Brasil que pretendem ingressar no Programa de Mestrado em Relações Internacionais no ano de 2016 serão submetidos a um processo seletivo específico e não presencial. Documentação a ser enviada para inscrição:REQUERIMENTO-DE-INSCRICAO-2016 – Estrangeiros; – Copia do passaporte e documento oficial de identidade com foto; – Cópia do Histórico escolar (com informação sobre disciplinas cursadas e notas); – Cópia do Diploma de curso superior; – Projeto de pesquisa (tema, problema, objetivos, hipóteses, metodologia, referências  bibliográficas, entre 5.000 e 7.000 caracteres, redigido em português, inglês ou espanhol) indicando a área de pesquisa do programa na qual o projeto está  enquadrado. O processo terá duas fases de avaliação. A primeira consiste na avaliação da documentação e do projeto de pesquisa. Os candidatos admitidos nesta primeira fase serão convocados para a segunda fase, quando serão entrevistados pela comissão de seleção via skype. Os candidatos aprovados, a fim de efetuar matrícula, deverão apresentar: – Copia autenticada do passaporte e documento oficial de identidade com foto; – Cópia autenticada do Histórico escolar (com informação sobre disciplinas cursadas e notas) que deverá estar chancelado pela repartição brasileira no país de origem; – Cópia autenticada do Diploma de curso superior que deverá estar chancelado pela repartição brasileira no país de origem; – Cópia autenticada dos comprovantes de proficiência em português (CELP-Bras) e inglês.   O prazo para recebimento de documentação de inscrição é 30 de outubro de 2015 para o endereço: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Centro Sócio-Econômico (CSE) Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em  Relações Internacionais (PPGRI) Prédio da Pós-Graduação – 3º andar – Bloco F Campus Universitário Reitor João Ferreira Lima – Trindade Caixa Postal 476 88040-900 – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil  Informações complementares devem ser solicitadas pelo e-mail: ppgri@contato.ufsc.br

——————————————————————————————————————————————————————————-