Corpo docente

Prof.ª  Dr.ª Camila Feix Vidal

Lattes | Email:camila.vidal@ufsc.br

Professora Adjunta no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde atua no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) e no Curso de Graduação em Relações Internacionais. Atuou como professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no Curso de Graduação em Relações Internacionais (2016-2019). Graduada em Relações Internacionais pela Florida International University (FIU); Mestra e Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com estágio doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) na França. Tem experiência nos seguintes temas: Teorias das Relações Internacionais, Teoria Política e Política Estadunidense. Atualmente integra o INCT-INEU (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos), o INDERI (Interseccionalidades e Decolonialidade nas Relações Internacionais) e lidera grupo de pesquisa vinculados ao GEPPIC/CNPq (Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea): O Poder das Ideias e a Formação de Institutos Liberais na América Latina. É membro do Instituto de Memória e Direitos Humanos (IMDH) da UFSC.

Prof.ª Dr.ª Clarissa Franzoi Dri

Lattes | Email: clarissa.dri@ufsc.br

Clarissa Franzoi Dri é doutora em ciência política do Instituto de Estudos Políticos da Universidade de Bordeaux, França. É professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina, onde coordena o Oirã – Grupo de Pesquisa e Extensão em Cooperação Regional UFSC/CNPq. É pesquisadora do Instituto Memória e Direitos Humanos da UFSC. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSC. Foi pesquisadora associada ao Centro Émile Durkheim do Instituto de Estudos Políticos de Bordeaux e professora convidada do Instituto de Estudos Políticos de Paris. É mestre em Direito das Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina e bacharel em Direito da Universidade Federal de Santa Maria. Suas principais áreas de interesse são política externa brasileira, regionalismo latino-americano, cooperação internacional, direitos humanos, sistemas políticos comparados e estudos legislativos. Recentemente suas pesquisas concentram-se na proteção dos direitos humanos na América Latina.

Prof. Dr. Daniel Ricardo Castelan

Lattes | Email: daniel.castelan@ufsc.br

Professor adjunto do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina, onde estuda os temas de política externa brasileira e educação e relações internacionais. Atua como professor do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Relações Internacionais. Entre 2017 e 2020, atuou como Coordenador do Curso de Graduação em Relações Internacionais da UFSC. É doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP-UERJ) e mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduou-se na mesma área pela Universidade de Brasília (UnB).

Prof.ª Dr.ª Danielle Jacon Ayres Pinto

Lattes | Email: danielle.ayres@ufsc.br

Danielle Jacon Ayres Pinto é Professora Adjunta no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, Coordenadora da Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSC e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) gestão 2020-2022. Possui pesquisa de Pós-Doutorado (2019) em Ciências Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME, Doutora (2016) em Ciência Política na linha de Política Internacional pela UNICAMP, Mestre (2009) em Relações Internacionais na linha de Estudos de Paz e Segurança na Universidade de Coimbra (Portugal) com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo/USP, Bacharel (2007) em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo/USP, Especialista em Estudos da Paz e Segurança pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/FEUC (2008) e em Direito Humanos e Democracia pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/FDUC (2007). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea – GEPPIC/UFSC. Pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa e Extensão em Segurança Internacional e Defesa – GESED/UFSC e do Grupo O Brasil e as Américas da UFPE. Tem experiência nas áreas de estudos Sobre Poder e Política Internacional, Estudos de Paz e Segurança com ênfase em: Mediação de Conflitos Internacionais, Construção do Poder do Estado, Smart Power, Ciberdefesa e Cibersegurança, Inserção Internacional do Brasil. Membro da International Studies Association – ISA, da Associação Brasileira de Estudo de Defesa – ABED e da Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI.

 

Prof. Dr. Fernando Seabra

Lattes | Email: f.seabra@ufsc.br

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Economia – University of Essex e pós-doutoramento pela McGill University. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Áreas preferenciais de pesquisa são Planejamento de Infraestrutura, Transporte e Logística, Economia Internacional e Comércio Exterior, integração Econômica.

Prof.ª Dr.ª Graciela de Conti Pagliari

Lattes | Email: graciela.pagliari@gmail.com

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina, foi Visiting Fellow no LARC – Latin American Research Centre, University of Calgary (2018-2019), com bolsa do CNPq (março a agosto/2019), após desenvolveu período de pesquisa em Washington, DC. Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2009), Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994). É autora do livro O Brasil e a Segurança na América do Sul (2009) e co-autora do Guia de Defesa Cibernética na América do Sul (2017). Tem experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança Internacional (regional e comparada), Defesa e Política Internacional. É pesquisadora e vice-líder do Grupo Brasil e as Américas.

Prof. Dr. Helton Ricardo Ouriques

Lattes | Email: helton.ricardo@ufsc.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Professor Titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSC. Desenvolve atividades de ensino em Economia Política Internacional, Geopolítica, Geografia Econômica e Economia Política do Desenvolvimento. Vem pesquisando os seguintes temas: o Brasil como semiperiferia no capitalismo histórico; a geopolítica contemporânea e a busca por recursos; as trajetórias de desenvolvimento em países da América do Sul e no Leste Asiático (em especial na China), em perspectiva histórica comparada. É membro do GPEPSM (Grupo de Pesquisas em Economia Política dos Sistemas Mundo).

Prof. Dr. Hoyêdo Nunes Lins

Lattes | Email: hoyedo.lins@ufsc.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976), graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento Regional pela University College of Swansea, na Grã Bretanha (1982), e doutorado em Geografia e Organização do Espaço pela Université de Tours, na França (1988). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando em regime voluntário junto aos programas de pós-graduação em Economia e em Relações Internacionais dessa universidade. Tem experiência docente e em pesquisa na área de Economia, com ênfase em desenvolvimento regional e urbano, problemas ligados à globalização, incluindo aspectos de geopolítica, cadeias globais de valor, integração regional e turismo.

Prof.ª Dr.ª Iara Costa Leite

Lattes | Email: iaracleite@hotmail.com

Professora Adjunta do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisadora Visitante no Georgia Institute of Technology (School of History and Sociology). Atualmente realiza pós-doc no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (iRel/UnB). Líder do grupo de pesquisa CNPq Relações Internacionais e Ciência, Tecnologia e Inovação (ricti.ufsc.br), co-liderado pelo economista e pesquisador Gilson Geraldino da Silva Jr. Possui graduação em Relações Internacionais pela PUC-Minas, mestrado em Relações Internacionais pela PUC-Rio e doutorado em Ciência Política pelo IESP/UERJ. Atuou na área de pesquisa e/ou ensino em diversas instituições brasileiras (UnB, OPSA/IESP/UERJ, PUC-Rio, Fiocruz, Articulação SUL/CEBRAP, Instituto Igarapé), com foco em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Cooperação Sul-Sul e Política Externa. Desenvolveu pesquisas voltadas para a resolução de problemas, como a promovida pelo Instituto Igarapé – identificação, seleção e treinamento de peritos brasileiros a serem empregados em missões de paz e de assistência humanitária. Integrou equipes multinacionais de pesquisa, como o Task-Team on South-South Cooperation (TT-SSC/OCDE), tendo sido responsável por um dos estudos de caso destinados a gerar insumos para a IV Reunião de Alto Nível sobre Efetividade da Ajuda; e o programa Emerging Donors in International Development Cooperation, coordenado pelo Institute of Development Studies (IDS/Sussex). Participou, como expositora, debatedora ou organizadora, de diversos seminários, oficinas e congressos sobre Cooperação Sul-Sul e é autora de publicações nacionais e internacionais sobre o tema. Seu programa de pesquisa atual está focado nas interfaces entre Relações Internacionais e Ciência, Tecnologia e Inovação, contemplando as seguintes linhas: cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação; diplomacia científica, tecnológica e da inovação; internacionalização de universidades; internacionalização de empresas de base tecnológica; negociação de acordos em ciência, tecnologia e inovação; comércio e tecnologia.

Prof.ª Dr.ª Juliana Lyra Viggiano Barroso

Lattes | Email: juliana.viggiano@ufsc.br

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2002), mestre (2005) e doutora (2010) em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Segurança Internacional e Defesa (GESED) da UFSC, do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI) da Universidade de São Paulo e do Observatório de Direitos Humanos do Instituto Memória e Direitos Humanos da UFSC. Tem experiência na área de Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança internacional, relações Estados Unidos – América Latina, segurança regional sul-americana.

Prof.ª Dr.ª Karine de Souza Silva

Lattes | Email: karine.silva@ufsc.br

Professora dos Programas de Pós-graduação stricto sensu em Relações Internacionais e em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa PQ CNPq. Realizou Pós-Doutorado na Katholieke Universiteit Leuven e na Université Libre de Bruxelles, Bélgica. Doutora e Mestre em Direito Internacional (com concentração em Relações Internacionais) pela Universidade Federal de Santa Catarina; Fez Estágio Doutoral na Universidad de Sevilla /Espanha. Fez Pós-graduação lato sensu na Universidad Internacional de Andalucía, Espanha. Realizou visita-estágio no Tribunal de Justiça da União Européia, em Luxemburgo e no Parlamento Europeu, em Bruxelas. Professora visitante da Universidade Técnica de Moçambique, da Middlebery University, nos Estados Unidos, Universidade do Minho, em Portugal, da Universidade de Pisa, na Itália, da Université Libre de Bruxelles, na Bélgica, e da Universidad de Valladolid, Espanha. Consultora ad hoc do CNPq, da CAPES, da FAPESC, do MEC e da União Europeia. Participou como observadora da Missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti (MINUSTAH). É coordenadora do “EIRENÈ – Centro de Pesquisas e práticas Decoloniais e Pós-coloniais aplicadas às Relações Internacionais e ao Direito Internacional”, do Núcleo de Estudos Críticos de Raça e Interseccionalidades nas Relações Internacionais e no Direito Internacional (NEGRIs), e do projeto de extensão “Núcleo de Apoio a Imigrantes e Refugiados” (NAIR/Eirenè/UFSC). Titular da Cátedra Jean Monnet da União Europeia e membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Agência das Nações Unidas para Refugiados. Tem experiência na área de Epistemologias do Sul, estudos Pós-coloniais, Decoloniais e afro-diapóricos aplicadas ao Direito Internacional e às Relações Internacionais, com ênfase em: 1) Raça, branquitude e a descolonização do Direito Internacional e das Relações Internacionais; 2) Feminismos negros e as Interseccionalidades de raça e gênero no Direito Internacional e nas Relações Internacionais; 3) Diáspora africana, raça, migrações e refúgios; 4) Escravidão, Colonialismo, África e as Relações Internacionais; 5) Revolução Haitiana e Direitos Humanos; 6) A Missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti (MINUSTAH).

Prof.ª Dr.ª Mónica Salomón 

Lattes | Email: monica.salomon@gmail.com

Doutora em Ciência Política pela Universidad Autónoma de Barcelona (1998). Foi professora de Relações Internacionais na Universidad Autónoma de Barcelona entre 1994 e 2006 (professora titular a partir de 1999) e professora do quadro permanente do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio entre 2006 e 2009. Desde 2010 é professora de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua no curso de graduação em Relações Internacionais, no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (na área de concentração Estudos de Gênero). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSC entre 2011 e 2015. Desde 2015 a 2017 foi Chefe do Departamento de Economia e Relações Internacionais. Foi pesquisadora visitante na Universidade de Toronto (Departamento de Ciência Política) entre setembro 2018 e agosto 2019. Coordenou, junto a Javier Vadell, a Área Temática “Política Externa” nos encontros da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) entre 2014 e 2020. Lidera o Núcleo de Estudos de Gênero na Política Externa e Internacional (NEGPEI). Participa também no Núcleo de Atores e Agendas de Política Externa (IESP/UERJ) coordenado por Leticia Pinheiro. É membro do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC. Áreas de interesse: análise de política externa, gênero e relações internacionais, cooperação internacional, ação exterior dos governos subnacionais, teoria das relações internacionais.

Prof.ª Dr.ª Patrícia Fonseca Ferreira Arienti

Lattes | Email: pffarienti@gmail.com

Possui graduação em Economia pela Universidade Candido Mendes (1985), mestrado em Latin American Studies – University of London (1989) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é professora adjunta – Departamento de Economia e Relações Internacionais (UFSC) e professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política internacional, fundos soberanos, economia brasileira e a relação com a China, hegemonia do dólar e a relação entre Mercado, Estado e Instituições. Pesquisadora do INCT-INEU.

Prof. Dr. Pedro Antonio Vieira

Lattes | Email: pavieira60@gmail.com

Tem graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1975), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 1986), doutorado em Economia pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM, 1995) e pós-doutorado em Economia Política do Sistema-Mundo, pela Universidade de Maryland (Departamento de Sociologia, 2009). Em 2019 foi Pesquisador Visitante na China Foreign Affairs University, em Pequim. Atualmente é professor voluntário da Universidade Federal de Santa Catarina e membro do Programa de Pós-Graduação em Relações internacionais na mesma Universidade. Atua principalmente no seguinte tema: Formação e tendências da Economia-Mundo Capitalista (E-MC), particularmente no que diz respeito ao Brasil e à América Latina e nas consequências da ascensão da China para o funcionamento da E-MC. É também coordenador do Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo(www.gpepsm.ufsc.br).

  Prof. Dr. Agripa Alexandre

LattesEmail: agripa.alexandre@gmail.com

Docente do Departamento de economia e relações internacionais da Ufsc. Pós-doutorado pela École des hautes études en sciences sociales (EHESS) de Paris, onde está também vinculado ao seu Centre d ‘étude des mouvements sociaux (CEMS), desde 2015. Desenvolve a pesquisa sobre ambientalismo e política internacional junto ao PPGRI da UFSC, com forte ênfase no estudo sobre atores e processos da ecologia política internacional; mudanças climáticas e processos de desobediência civil que estruturam de modo perceptível e gradual a cena internacional e a teoria das relações internacionais.