Qualificação

Procedimentos para qualificação de dissertação

1. No início do segundo ano do mestrado, mestrando e orientador discutem nomes de possíveis membros da banca de qualificação. Ela deve ser formada pelo orientador mais dois professores da UFSC ou de qualquer outra instituição, com doutorado ou, em casos excepcionais, com comprovada especialidade profissional na área do trabalho. Mais informações no Regimento do PPGRI, disponível no site do PPGRI, aba “Legislação”.

2. Não há obrigatoriedade de participação de membros externos em bancas de qualificação. Não há verba para financiamento de viagem de convidados residindo fora de Florianópolis. A participação de membros à distância na banca é permitida, por Skype ou videoconferência. O PPGRI não se responsabiliza pelas falhas de conexão que podem resultar dessas ações. No caso de videoconferência, a secretaria pode auxiliar na reserva de uma sala com esses equipamentos, sendo o teste dos equipamentos de responsabilidade do mestrando.

3. Mestrando e orientador discutem datas e fazem os convites para os membros da banca. Depois da confirmação de todos os membros a respeito do dia e horário, o mestrando entrega na secretaria do PPGRI o formulário de solicitação de banca de qualificação de mestrado, assinado pelo orientador, disponível no site do PPGRI, aba “Formulários”.  A qualificação deve ser realizada até o dia 20 de maio do segundo ano do curso. O formulário deve ser entregue na secretaria 15 dias antes da realização da banca, para providências administrativas e divulgação. Mais informações no site do PPGRI, aba “Prazos”.

4. Mestrando e orientador são responsáveis pela entrega de um exemplar impresso do projeto de dissertação para cada membro da banca, em mãos ou por correio postal. Sugere-se também enviar uma versão por email, em PDF.

5. A secretaria do PPGRI é responsável pelas seguintes ações:

– comunicar o coordenador sobre o pedido da banca e os membros;

– reservar uma sala para a qualificação;

– editar a portaria de nomeação da banca e enviá-la por email aos membros;

– providenciar a ata da qualificação e as declarações de participação para cada um dos membros, imprimir esses documentos e entregar ao orientador antes da banca;

– elaborar um cartaz de divulgação;

– divulgar a realização da qualificação por email a discentes e docentes do PPGRI;

– divulgar a realização da qualificação no site, redes sociais e mural do PPGRI;

– caso haja um membro participando à distância, enviar a este membro por email sua declaração de participação na banca após a realização da qualificação.

6. A secretaria e o mestrando são responsáveis por abrir a sala no dia e horário da qualificação, bem como fechá-la e devolver a chave no órgão competente, se for o caso.

7. O orientador é responsável por entregar à Secretaria do PPGRI a ata de qualificação após a realização da mesma. Caso haja participação de membros à distância na banca, o coordenador do PPGRI assinará a ata por este.