Matrícula

A matrícula para o aluno ingressante aprovado em processo seletivo deve ser feita na Secretaria do PPGRI, por meio do formulário Requerimento Matrícula ingressantes Mestrado, de acordo com calendário previamente divulgado.

O percurso indicado para o aluno regular é o seguinte:

– 1º semestre do mestrado:

Disciplina obrigatória geral para todos (Teoria de Relações Internacionais)

Disciplina obrigatória da linha de pesquisa do aluno (Política Internacional ou Economia Política Internacional)

Uma disciplina optativa segundo interesse temático e proximidade com projeto de dissertação

– 2º semestre do mestrado:

Disciplina obrigatória geral para todos (Epistemologia e Metodologia das RI)

Disciplina obrigatória geral para todos (Seminário de Dissertação – disciplina de carga horária menor, de apoio à redação do projeto)

Duas disciplinas optativas segundo interesse temático e proximidade com projeto de dissertação

Início da redação do projeto de dissertação

– 3º semestre do mestrado:

Qualificação do projeto

Início da redação da dissertação

Estágio de docência em qualquer disciplina do curso de graduação em Relações Internacionais, ou outro curso da UFSC, sob supervisão do docente responsável pela disciplina. O estágio é obrigatório para bolsistas e facultativo para não-bolsistas. Pode-se realizar apenas um estágio de docência durante o mestrado.

Disciplina optativa conforme interesse e disponibilidade do aluno

– 4º semestre do mestrado:

Finalização da redação da dissertação

 

A matrícula do aluno regular deve ser feita pelo sistema acessando capg.ufsc.br, e efetuando login com o seu ID UFSC, no início de cada semestre letivo, de acordo com calendário previamente divulgado. Alunos regulares que não estejam mais cursando disciplinas devem matricular-se na disciplina “Dissertação” para manter o vínculo com o curso.

Os mestrandos do PPGRI também podem solicitar matrícula em outros cursos de pós-graduação da UFSC, caso haja afinidade entre a disciplina pretendida e o projeto de dissertação. Se houver concordância do orientador e do Colegiado do curso, essa disciplina poderá ser validada como créditos no PPGRI. Os procedimentos e prazos para matrícula podem ser consultados junto à secretaria de cada curso. Os principais programas de pós-graduação da UFSC que podem interessar aos mestrandos em Relações Internacionais são Geografia, História, Sociologia Política, Economia, Humanidades, Filosofia, Antropologia Social, Educação, Direito e Educação Científica e Tecnológica.

Para matrícula como aluno especial em disciplina isolada, o candidato deve preencher, imprimir e assinar os formulários de requerimento de matrícula, disponíveis na aba “Formulários” deste site. Os formulários são diferentes para alunos externos à UFSC e alunos regularmente matriculados em outros programas da UFSC. Os formulários devem ser entregues presencialmente na Secretaria do PPGRI, no início de cada semestre letivo, de acordo com calendário previamente divulgado. O aluno externo deverá solicitar matrícula apenas nas disciplinas optativas. A solicitação de matrícula em disciplina obrigatória será analisada apenas para alunos de mestrado ou doutorado, da UFSC ou de outras instituições, com tema de dissertação ou tese relacionado estreitamente com a disciplina requerida, e deverá vir acompanhada de motivação por escrito do aluno solicitante. A decisão sobre o aceite dos pedidos caberá ao docente responsável pela disciplina.