Área de concentração e linhas de pesquisa

Área de concentração do PPGRI-UFSC: Relações Internacionais

Linhas de Pesquisa:

 

1. Economia Política Internacional

Esta linha abrange os temas relacionados à interação da política com a economia, dos Estados com os mercados na sua dimensão internacional (inseparável, porém, da dimensão da política interna). A EPI é uma subárea muito dinâmica das Relações Internacionais e, ao mesmo tempo, projeta-se além, com estreitas conexões tanto com a Economia como com a Ciência Política e Política Comparada. A dimensão normativa está também presente nos estudos de EPI, especialmente a partir do estudo das temáticas de desenvolvimento, pobreza e desigualdade. No caso do PPGRI, os projetos dos professores dessa linha de pesquisa estão ligados aos seguintes temas: sistema financeiro internacional, desenvolvimento e comércio internacional e Economia Política dos Sistemas-Mundo.

Docentes vinculados a essa linha: Daniel Castelan, Daniel Vasconcelos, Fernando Seabra, Helton Ouriques, Hoyêdo Lins, Iara Leite, Jaime Coelho, Patricia Arienti, Pedro Vieira.

 

2. Política Internacional

Esta linha inclui o estudo das dinâmicas políticas associadas à área internacional, à luz de abordagens estatais e não-estatais. Trata-se de uma linha de forte diálogo com as Ciências Sociais e Ciências Humanas de forma transversal e interdisciplinar. As agendas de política externa e de defesa, de igual maneira, são estudadas a partir da premissa de sua expansão concomitante à expansão dos atores, o que inclui tanto atores estatais quanto não-estatais. Abarca o estudo de política externa, instituições e organizações internacionais e defesa e segurança internacional, incluindo temas como: cooperação internacional, guerras e conflitos intraestatais e interestatais, integração regional, direitos humanos e internacional, relações bilaterais e multilaterais, normas e regimes internacionais.

Docentes vinculados a essa linha: Ary Minella, Daniel Castelan, Clarissa Dri, Graciela Pagliari, Iara Leite, Juliana Barroso, Karine Silva, Lucas Rezende, Mónica Salomón.