Matrículas PPGRI 2018.1

15/12/2017 12:19

Consulte aqui as disciplinas e os horários para o semestre 2018.1.

As ementas de algumas disciplinas estão disponíveis na aba “Ementas das disciplinas” neste site. Sobre a disciplina do professor convidado Augustus Cochran, veja o texto logo abaixo neste post.

Importante: leia também as abas “Matrícula” e “Estrutura curricular” no site do PPGRI.

Prazo para cancelamento de disciplinas: 29 março 2018

Alunos regulares do PPGRI, turmas 2016 e 2017

Período de matrícula: 19 fevereiro 2018 a 28 fevereiro 2018 pelo CAPG, com seu ID UFSC e senha

Alunos novos do PPGRI, ingressantes em 2018

Período de matrícula: 19 fevereiro 2018 a 28 fevereiro 2018. Favor enviar email para ppgri@contato.ufsc.br dentro dessas datas para avisar sobre sua intenção de matrícula e quais disciplinas pretende cursar.

Confirmação de matrícula: 26 fevereiro 2018, por meio de formulário a ser assinado pessoalmente na Secretaria do PPGRI.

Alunos externos que desejam cursar disciplinas isoladas

Período de matrícula: 19 fevereiro 2018 a 28 fevereiro 2018

Entregar formulários impressos e assinados presencialmente na Secretaria do PPGRI. Para ter acesso aos formulários, consulte a aba “Formulários” neste site. Os formulários são diferentes para alunos externos à UFSC ou para alunos da UFSC externos ao PPGRI. O aluno externo deverá solicitar matrícula apenas nas disciplinas optativas. A solicitação de matrícula em disciplina obrigatória será analisada apenas para alunos da UFSC com tema de dissertação ou tese específico à disciplina requerida, e deverá vir acompanhada de motivação por escrito do aluno solicitante. A decisão sobre o aceite dos pedidos caberá ao docente responsável pela disciplina.

Mais informações pelo email ppgri@contato.ufsc.br

2018.1 – Disciplina para mestrandos em Relações Internacionais e áreas relacionadas oferecida pelo PPGRI-UFSC

REI410027 – Tópicos em Política Internacional Contemporânea – 4 créditos

Subtítulo: Corporações, Mídia e Democracia

Horário: quartas-feiras, 9:00-12:45

O presidente norte-americano Rutherford Hayes afirmou em 1887: “Este não é mais um governo das pessoas, pelas pessoas e para as pessoas. É um governo das empresas, pelas empresas e para as empresas”. Essa disciplina abordará a formação, a consolidação e as características das corporações econômicas no capitalismo contemporâneo. Serão trabalhadas a estrutura das empresas, as teorias políticas e econômicas que procuram explica-las e sua relação com o sistema democrático, a liberdade de imprensa, a desigualdade social e os problemas ambientais. A disciplina será ministrada majoritariamente em português (e em inglês em menor medida).

A disciplina será ministrada pelo professor visitante no PPGRI e bolsista Fulbright Augustus Cochran, professor de ciência política no Agnes Scott College de Atlanta, EUA, e doutor em ciência política pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. Seus principais temas de estudo são as relações entre democracia e capitalismo nos Estados Unidos e as organizações trabalhista e sindical. Currículo completo em https://www.agnesscott.edu/politicalscience/faculty/augustus-cochran.html

Podem solicitar matrícula nessa disciplina graduados em Relações Internacionais ou áreas afins, e também mestrandos e doutorandos da UFSC ou outras instituições.