Mestranda do PPGRI publica livro sobre a Deep Web

04/09/2017 11:47

É com grande prazer que anunciamos que nossa mestranda do PPGRI, Bárbara Calderon, orientanda da professora Iara Leite, lançou, no dia 19 de agosto de 2017, seu primeiro livro, intitulado “Deep & Dark Web: A internet que você conhece é apenas a ponta do iceberg“.
O livro foi publicado pela editora Alta Books e é resultado do TCC da Bárbara Calderon sob orientação do professor Jaime Coelho.

Sobre o livro:

A Deep Web está por trás de tópicos globais contemporâneos bastante relevantes, como as operações de Julian Assange e a WikiLeaks; o grupo hacktivista Anonymous; os atentados de 11 de setembro; o portal de comércio Silk Road; e a moeda Bitcoin. Dividido em duas partes, Deep & Dark Web apresenta esses casos relacionados à web profunda e também aborda alguns dos aspectos técnicos do funcionamento da rede mundial de computadores.

Quando nos propomos a compreender um pouco mais da atmosfera digital que nos engole diariamente, é comum não sabermos por onde começar. Alguns livros são muito técnicos, outros têm uma linguagem bastante complicada, e acabamos crendo que determinadas informações são restritas aos círculos dos entusiastas e cientistas da área tecnológica. Não é o que se propõe neste livro. Aqui o objetivo é tornar a compreensão clara sem recorrer a uma linguagem técnica ou excessivamente acadêmica. A proposta é expor a existência da esfera da web que perpassa o tecido social direta ou indiretamente.

“Por que devo saber sobre essa tal de Deep Web?”, “Em que ela me interessa?”, muitos poderão questionar. A verdade é que você pode se manter restrito à superfície do parque, acolhido pelas paisagens e circunscrito à região em que o sol toca — se assim desejar. Porém, não saber o que se esconde embaixo do solo é conhecer apenas parte da verdade, parte das possibilidades. A divisão entre uma web profunda e uma web superficial é meramente ilustrativa. A web é um corpo só. O problema é que a maioria de nós conhece apenas sua superfície.

A boa notícia é que, se você desejar e tiver uma conexão com a internet, poderá acessar o subsolo do parque. A Deep Web já faz parte do cotidiano de milhões de pessoas, seja oferecendo recursos para pesquisas com mais qualidade, seja como um instrumento de blindagem das comunicações. Certamente é a porção da web que oferece mais desafios e riscos aos Estados e às corporações globais. Como não se interessar por ela?

 

Adquira o livro aqui